Um estudo da Universidade de Kentucky mostra que o withaferin A, um componente do extrato da planta Withania somnifera (cereja de inverno), pode ser uma esperança como um novo tratamento para o linfoma não-Hodgkin.
O extrato de cereja de inverno foi usado na medicina ayurvédica indiana tradicional por milhares de anos antes que despertasse o interesse de Subbarao Bondada, um professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Kentucky e pesquisador do Centro de Câncer Markey. Desde que o withaferin A mostra promessa no tratamento de outros cânceres, sem os efeitos colaterais associados com os tratamentos atuais, ele foi testado contra o linfoma. O linfoma não-Hodgkin é um dos cânceres mais comuns nos EUA e é conhecido por ser particularmente agressivo.
Ao contrário de outros estudos utilizando withaferin A para tratar câncer, o estudo de Bondada, publicado na revista Cancer Biology and Therapy, é o primeiro a testar o químico contra o câncer de sangue. Estudos anteriores, usando o withaferin A focaram em cânceres que produzem tumores que crescem como uma massa no tecido, mais comumente conhecidos como tumores sólidos.
Katie McKenna, uma estudante de pós-graduação no laboratório de Bondada, descobriu que o withaferin A preveniu que as células de linfoma se dividissem e, finalmente, as mataram. Especificamente, eles descobriram que o withaferin A diretamente mirou na via de sinalização no câncer que precisa para sobreviver.
“Pode ser possível desenvolver versões administradas por via oral de withaferin A que poderiam ser usadas em pacientes com linfoma, apresentando menos efeitos colaterais do que os regimes de quimioterapia atuais”, afirmou Bondada.
Desde que o withaferin A mostra promessa no tratamento de linfoma não-Hodgkin, a equipe de Bondada está agora testando o químico em células de leucemia linfoide crônica.
Traduzido por Essentia Pharma
Fonte: http://uknow.uky.edu/content/plant-extract-traditional-indian-medicine-may-fight-blood-cancer
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar