O câncer de pâncreas é uma das formas mais letais de câncer e pouco se sabe sobre como preveni-lo ou tratá-lo de forma eficaz. Um novo estudo descobriu que os homens japoneses que consumiram níveis mais elevados de ácidos graxos ômega-3 provenientes de frutos do mar apresentaram níveis significativamente mais baixos de câncer de pâncreas. Este estudo acompanhou 82.024 homens e mulheres com idade entre 45 e 74 anos sem histórico de câncer por até 15 anos.
A inflamação crônica tem sido reconhecida como um fator no desenvolvimento do câncer de pâncreas. A pesquisa mostrou que altas doses de aspirina foram associadas com diminuição do risco de câncer de pâncreas. Sabemos que o ômega-3 (EPA e DHA) também reduz a inflamação, por isso não seria surpreendente se mostrasse efeitos protetores contra o câncer estudado. Hábitos prejudiciais repetidos, tais como o fumo, levam à ativação do fator de transcrição nuclear kB, que está envolvido em várias vias de sinalização inflamatórias. Ele induz um número de citocinas no interior do pâncreas, tais como IL-1, IL-2, IL-6, IL-8, IL-12 e TNF-a. De fato, um estudo transversal italiano anterior, com 935 participantes, mostrou que as concentrações plasmáticas em jejum mais elevadas de EPA e DHA foram inversamente associadas com as concentrações plasmáticas de IL-6 e TNF-alfa, independentemente de diversos fatores de confusão.
O estudo de homens japoneses, publicado em The American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que os que estavam no quartil de consumo mais alto de EPA e DHA tiveram 30% menor risco de câncer de pâncreas em comparação com o quartil mais baixo.
Fonte:http://ajcn.nutrition.org/content/102/6/1490.abstract
“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico ou outro prestador de cuidados de saúde qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica. As informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença. Nunca desconsidere o conselho médico ou demore na procura por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Essentia.”
Newsletter + Guia sobre resiliência
Assine a newsletter e receba o e-book “Guia sobre resiliência: a relação com o estresse e dicas práticas”. Exclusivo para assinantes.
Quero assinar